CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE COMEÇA NESTA TERÇA, 22



A Secretaria de Saúde de Caruaru lança nesta terça-feira  (22), a Campanha de Vacinação contra a Gripe e segue até o dia 9 de maio. Um exército com mais de 300 profissionais da saúde devem participar da campanha. As 59 unidades de Saúde da Família estarão abertas nos períodos da manhã e tarde, de segunda a sexta-feira, para atender a população, além de sete Centros de Saúde. O dia D da Campanha em todo país será no próximo sábado, 26. O Ministério da Saúde disponibilizou para Caruaru mais de 27 mil doses da vacina.

A campanha deste ano é voltada para idosos de 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), além de gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, presidiários e funcionários do sistema prisional de Caruaru.

De acordo com Sandra Carvalho, Coordenadora do Programa de Imunização, o objetivo da campanha é reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

A vacina é contra indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.



A DOENÇA - A gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou respirar. Outra forma é a indireta ,pelas mãos, que após contatos com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

De acordo com Aparecida Souza, Secretária de Saúde de Caruaru, a doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. “Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaleia. É importante que todos os grupos que estão inseridos nas normas do Ministério da Saúde da campanha deste ano, procurem um posto de saúde mais próximo de sua residência para se vacinarem”, declara.

Comentários