26 de Abril: Dia do Goleiro

Texto por Danilo Mendes

Nos treinos os goleiros são sempre os primeiros a chegarem e os últimos a saírem, seus materiais de trabalho são bem diferentes dos demais padrões utilizados pelos atletas.

Alguns são considerados eternos ídolos para suas torcidas, como é o caso de Dudinha no Central, Birigui no Santa Cruz e Magrão no Sport, outros os torcedores não querem nem ouvir falar no nome, há também quem ache a posição de goleiro a mais ingrata dentro do futebol, pois um simples erro pode interferir de forma direta no resultado de uma partida.

Em 2014 as metas de Central e Porto tiveram dois atletas como titulares, no alvinegro Juninho e André tiveram a missão de proteger de serem os guardiões, no tricolor Emanuel e Thiago Régis foram os responsáveis por levar o time até a série “D” do Brasileirão.

Durante a história Gavião e Patativa  sempre tiveram como tradição no seus elencos bons goleiros,em um passado recente podemos lembrar de atletas que os torcedores da capital do Agreste guardam boas recordações, podemos citar como exemplos por parte do Central, Pablo Lima, Marleudo, Charles, Hudson e Yamada, já pelo lado do gavião podemos lembrar de  Marquinhos, Adir e Mondragon, alguns tiveram a oportunidade de vestir a camisa dos dois clubes como é o caso de Ricardo, Charles, Marleudo, Genilson e Pablo Lima.

Homenagem

O dia é uma homenagem a Aílton Corrêa Arruda, que no mundo do futebol é conhecido como Manga.

Nascido em 26 de Abril de 1937, Manga começou sua carreira no Sport e teve passagens pelo Botafogo,Nacional do Uruguai,Internacional de Porto Alegre,Coritiba, Grêmio, Operário do Mato Grosso do Sul e Barcelona do Equador.

A data foi oficializada em 1976, época em que Manga havia sido campeão Brasileiro pelo Inter RS, e no final do mesmo ano se sagrou Bi campeão.

Comentários